domingo

PROCESSOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS

Para facilitar minha compreensão sobre os processos de gerenciamento de projeto propostos pelo PMBOK, utilizei a técnica 5W 1 H do pensamento produtivo.
5W - What? Why? When? Where? Who?

1H - How?

Nem todos os Ws se aplicam na construção dos processos, mas o H se aplica para todos os processos, pois ele responde exatamente Como? você fará para Iniciar, Planejar, Executar, Monitorar e Controlar e Encerrar um projeto.

Considero ainda o ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Act), as 10 áreas do conhecimento apresentadas pelo PMI e os cinco processos básicos de gerenciamento de projetos.


Ciclo PDCA

Áreas do conhecimento
  1. Integração
  2. Escopo
  3. Tempo
  4. Custo
  5. Qualidade
  6. Comunicação
  7. Recursos humanos
  8. Riscos
  9. Aquisições
  10. Responsabilidade social e profissional

Processos básicos de gerenciamento de projetos

  1. Monitoramento e controle
  2. Encerramento

Nenhum comentário:

Bem-vindos

O objetivo deste Blog é compartilhar soluções estratégicas, dicas, biblioteca, podcasts, videos, software livre, gestão de projetos, consultoria, ferramentas e técnias para otimizar e ajudar no monitoramento e controle dos projetos e processos organizacionais, além de apresentar boas práticas na resolução de conflitos e cases de sucesso sobre ética e conduta profissional.

Espero poder trocar experiências, dicas e sugestões que possam contribuir cada vez mais com a sociedade do conhecimento, mantendo, sempre, a dignidade e honestidade.