O planejamento determinará se o que foi apresentado no Termo de abertura do projeto poderá ou não ser feito, e como o projeto será realizado.
Seguindo o ciclo PDCA, o planejamento pode abordar todos os processos e áreas do conhecimento.
What?
- Desenvolver os planos de gerenciamento do projeto: escopo, tempo, custo, qualidade, comunicação, recursos humanos, riscos, aquisições
 
How?
- Determinar como planejará e gerar esboços de cada plano de gerenciamento para cada uma das áreas do conhecimento
 - Refinar os requisitos apresentados na iniciação do projeto para que sejam mais específicos
 - Determinar equipe
 - Detalhar o trabalho em partes menos e mais facilmente gerenciáveis (EAP)
 - Criar o dicionário da EAP
 - Desdobrar a EAP em listas de atividades (se necessário)
 - Sequenciar as atividades
 - Estimar necessidades de recursos
 - Reunir-se com gerentes para obter comprometimento dos recursos
 - Solicitar as pessoas que desenvolverão as atividades que estimem o tempo e custo para cada atividade
 - Determinar o cronograma geral do projeto
 - Desenvolver o orçamento preliminar
 - Determinar os padrões de qualidade e as métricas que serão utilizadas para medir o desempenho da qualidade
 - Determinar as funções e responsabilidades claramente
 - Determinar quais informações precisa de outros projetos e quais informações pode enviar para outros projetos
 - Levantar todos os requisitos de comunicação
 - Concluir a identificação dos riscos, análise qualitativa e quantitativa de riscos e o planejamento de respostas aos riscos
 - Iterar, voltar, para elaborar um plano de gerenciamento do projeto que seja bem aceito, aprovado, realista e formal
 - Determinar o que deve ser comprado e o que deve ser feito (Make or buy)
 - Concluir aspectos de como executar e controlar de todos os planos de gerenciamento
 - Determinar quais reuniões, relatórios e outras atividades serão necessárias para controlar o projeto de acordo com o plano de gerenciamento do projeto
 - Desenvolver o cronograma de Marcos
 - Obter aprovação formal do plano de gerenciamento do projeto do patrocinados, da equipe e dos gerentes dos recursos
 - Realizar a reunião de partida (Kick-off) do projeto para todas as principais partes interessadas, a equipe, os gerentes dos membros da equipe e o cliente, para garantir que todos estão de acordo e obter o comprometimento
 
When?
- Assim que os processos da Iniciação forem concluídos
 - Caso ações corretivas e preventivas aprovadas exigirem um replanejamento
 - As mudanças aprovadas exigirem um planejamento
 
Só é possível determinar o custo final e o cronograma do projeto após concluir o plano de gerenciamento de riscos, composto pelos planos: identificação dos riscos, análise qualitativa e quantitativa dos riscos, planejamento de respostas aos riscos.Who?
- Gerente do projeto
 - Equipe de gerenciamento do projeto
 
Saída
- Planos de gerenciamento do projeto (Integração)
 - Plano de gerenciamento do escopo (Escopo)
 - Definição do escopo do projeto (Escopo)
 - EAP (Escopo)
 - Definição de atividade (Tempo)
 
Todos os planos servirão de entrada para o processo de execução
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