O planejamento determinará se o que foi apresentado no Termo de abertura do projeto poderá ou não ser feito, e como o projeto será realizado.
Seguindo o ciclo PDCA, o planejamento pode abordar todos os processos e áreas do conhecimento.
What?
- Desenvolver os planos de gerenciamento do projeto: escopo, tempo, custo, qualidade, comunicação, recursos humanos, riscos, aquisições
How?
- Determinar como planejará e gerar esboços de cada plano de gerenciamento para cada uma das áreas do conhecimento
- Refinar os requisitos apresentados na iniciação do projeto para que sejam mais específicos
- Determinar equipe
- Detalhar o trabalho em partes menos e mais facilmente gerenciáveis (EAP)
- Criar o dicionário da EAP
- Desdobrar a EAP em listas de atividades (se necessário)
- Sequenciar as atividades
- Estimar necessidades de recursos
- Reunir-se com gerentes para obter comprometimento dos recursos
- Solicitar as pessoas que desenvolverão as atividades que estimem o tempo e custo para cada atividade
- Determinar o cronograma geral do projeto
- Desenvolver o orçamento preliminar
- Determinar os padrões de qualidade e as métricas que serão utilizadas para medir o desempenho da qualidade
- Determinar as funções e responsabilidades claramente
- Determinar quais informações precisa de outros projetos e quais informações pode enviar para outros projetos
- Levantar todos os requisitos de comunicação
- Concluir a identificação dos riscos, análise qualitativa e quantitativa de riscos e o planejamento de respostas aos riscos
- Iterar, voltar, para elaborar um plano de gerenciamento do projeto que seja bem aceito, aprovado, realista e formal
- Determinar o que deve ser comprado e o que deve ser feito (Make or buy)
- Concluir aspectos de como executar e controlar de todos os planos de gerenciamento
- Determinar quais reuniões, relatórios e outras atividades serão necessárias para controlar o projeto de acordo com o plano de gerenciamento do projeto
- Desenvolver o cronograma de Marcos
- Obter aprovação formal do plano de gerenciamento do projeto do patrocinados, da equipe e dos gerentes dos recursos
- Realizar a reunião de partida (Kick-off) do projeto para todas as principais partes interessadas, a equipe, os gerentes dos membros da equipe e o cliente, para garantir que todos estão de acordo e obter o comprometimento
When?
- Assim que os processos da Iniciação forem concluídos
- Caso ações corretivas e preventivas aprovadas exigirem um replanejamento
- As mudanças aprovadas exigirem um planejamento
Who?
- Gerente do projeto
- Equipe de gerenciamento do projeto
Saída
- Planos de gerenciamento do projeto (Integração)
- Plano de gerenciamento do escopo (Escopo)
- Definição do escopo do projeto (Escopo)
- EAP (Escopo)
- Definição de atividade (Tempo)
Todos os planos servirão de entrada para o processo de execução
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