Apresentando a nuvem computacional da Sun
Essa é uma oportunidade para a Nuvem computacional da Sun – que anunciamos hoje – fornecer serviços de rede comerciais para toda a comunidade de software livre.
Vamos começar pelo que anunciamos hoje.
Essa manhã, o vice-presidente sênior da nossa divisão de Computação em nuvem, Dave Douglas,anunciou que estamos construindo a Nuvem computacional da Sun, com o uso de nossas plataformas de código aberto, do ZFS e Crossbow até o MySQL e Glassfish. Com mais de 4.000 desenvolvedores trabalhando nesses elementos potenciais – e uma história de vinte anos de inovação em software para redes – temos certeza sobre nossa liderança tecnológica. Ao desenvolver em código aberto, também poderemos reduzir nossos custos de forma significativa, sem precisar trabalhar com produtos proprietários de rede e de armazenamento.
Em segundo lugar, anunciamos que os formatos de arquivo e de API para a Nuvem computacional da Sun serão todos abertos – fornecidos através de uma licença Creative Commons. Isso significa que os desenvolvedores podem unir os seus serviços de nuvem computacional aos nossos para construir produtos para o mercado de massa, sem a preocupação de ficarem amarrados a – ou correndo o risco de litígio por parte de – um dos fornecedores proprietários emergentes de nuvem computacional.
Em terceiro lugar, diferentemente de nossos colegas, nós também anunciamos que nossa nuvem computacional estará disponível para implantação dentro de firewalls corporativos, para aqueles clientes que não podem – devido a restrições comerciais, de segurança ou normas – usar uma nuvem computacional pública. Sabemos que dados e processos sujeitos a obrigações fiduciárias ou análises de regulamentação não poderão ser movidos para nuvens computacionais públicas. Portanto, se você não pode mover seu trabalho para a nuvem, nós movemos a nuvem até você.
A nuvem computacional de desenvolvimento
Como os desenvolvedores utilizarão a nuvem? Eu darei um exemplo bem básico. Dentro da Sun, nós estamos desenvolvendo uma versão do OpenOffice que será estendida para a nuvem. Se você observar o menu File (Arquivo) nesta figura, verá itens de menu que não existem em sua versão do OpenOffice – mas que existirão na distribuição da Sun. As opções "Save to Cloud" (Salvar para a nuvem) e "Open From Cloud" (Abrir a partir da nuvem) permitirão que os usuários do OpenOffice utilizem nossa nuvem pública para armazenar e recuperar documentos a partir da rede, em vez dos seus PCs. Atualmente, o desenvolvimento está em fase de testes na Sun e, com cerca de 3.000.000 de novos usuários ingressando na comunidade do OpenOffice todas as semanas, a oportunidade de fornecer isso como um serviço público – para aproximadamente 200.000.000 de usuários e seus empregadores – é realmente muito animadora.
O mesmo podemos dizer do VirtualBox – nosso produto de virtualização de desktop utilizado por milhões de usuários no mundo todo. Ainda esse ano, os usuários do VirtualBox irão notar um novo recurso que oferece um serviço de upload para usuários que desejam arquivar ou executar pilhas de diversos aplicativos/SO – na nuvem computacional da Sun. Os usuários já nos informaram que executam mais de um sistema operacional e, agora que conhecemos suas intenções, é fácil para nós dar o próximo passo no sentido de fornecer uma nuvem e agregar valor. Da mesma forma, a adoção do Glassfish e do NetBeans nos ajuda a descobrir desenvolvedores de aplicativos, que podem estar interessados em desenvolver e/ou armazenar aplicativos na nuvem.
Sendo assim, além de oferecer os serviços de infraestrutura básica que os desenvolvedores esperam (armazenamento, computação, largura de banda), forneceremos a dezenas de milhões de usuários de software livre uma biblioteca de serviços em nuvem e padrões de design – projetados para aumentar o valor que eles obtêm dos softwares subjacentes e, ao mesmo tempo, incentivar o desenvolvimento de comunidades em nuvens abertas. E tudo isso será criado com base naquilo que os usuários já nos informaram que têm interesse.A rede é o computador
Para mim, esta é a própria materialização da declaração da visão da Sun: ‘A rede é o computador’. A amplitude e a qualidade dos softwares de código aberto da Sun são conhecidas por todos – e criaram uma comunidade de centenas de milhões de usuários por todo o mundo. A evolução da nuvem computacional e dos serviços de nuvem da Sun, desde o armazenamento remoto até a execução remota, nos permitirá aumentar o nosso mercado e o valor agregado que fornecemos aos nossos clientes, mesmo durante – e talvez impulsionados por – períodos de crise econômica. Tanto estudantes como iniciantes e clientes listados na Fortune 500 estão interessados em nuvens computacionais. Se você estiver interessado na nuvem computacional da Sun, acesse sun.com/cloud.
A declaração ‘A rede é o computador’ tem sido uma das mais poderosas para descrever o futuro da tecnologia que construímos. Pela primeira vez, esperamos transformar essa ‘declaração de missão’ em nosso modelo de negócios – investindo na comunidade de software livre para ampliar o nosso mercado e usar a rede para aumentar o valor agregado que fornecemos para um mercado e uma comunidade de parceiros muito maiores que a própria Sun.
E, através desta conexão entre adoção e oportunidade comercial, vemos oportunidades sem limites, medidas somente pela abrangência de adoção que podemos atingir em um mundo onde a largura de banda é tão difundida quanto a eletricidade e a adoção de software livre continua a crescer.
Este é o último desta série de posts de blog sobre quem é a Sun e qual o seu futuro. Espero que tenha sido útil. Nós somos uma empresa muito simples e nos empenhamos em fazer três coisas básicas. Em primeiro lugar, conduzir o software livre pelo mundo, porque isso é bom para o planeta e para a inovação, além de ser bom para os nossos negócios. Em segundo lugar, fornecer as tecnologias mais convincentes do mundo para cativar desenvolvedores e implantadores da mesma maneira. E, finalmente, utilizar essas vantagens para criar oportunidades na nuvem para os nossos clientes, nossos parceiros e para a Sun.
Obrigado pelo seu tempo e por sua atenção, vejo você em breve.
Posted on 10:36AM Abr 01, 2009 |
Nenhum comentário:
Postar um comentário